INADIMPLÊNCIA DE TAXAS DE CONDOMÍNIOS

PODE TER SOLUÇÃO POR MEIO DE AÇÃO DE COBRANÇA NA JUSTIÇA

O não pagamento das Taxas de Condomínio é um problema constante que traz diversos desafios para Síndicos e demais moradores. A falta de pagamento das taxas pode comprometer diretamente a saúde financeira do condomínio. Sem os recursos necessários, pode ficar difícil manter a infraestrutura, pagar fornecedores e funcionários, realizar reparos e garantir a qualidade de vida dos moradores. Aqueles que pagam em dia são obrigados a arcar com o valor total das despesas, uma vez que os valores não quitados pelos inadimplentes não podem ser ignorados. Isso acaba gerando um sentimento de injustiça e frustração entre os moradores que se esforçam para cumprir com suas obrigações.

Para evitar isto e buscar receber os valores devidos, uma Ação de Execução de Títulos Extrajudicias, mais comumente conhecida como “Ação de Cobrança” é um recurso jurídico que pode ser utilizado para recuperar os valores em atraso, sendo proposta na justiça e muitas vezes podendo se utilizar dos Juizados Especiais Cíveis, o que pode trazer menores custos e maior agilidade na resolução do problema.

Para iniciar uma ação como esta, é necessário reunir os documentos que comprovem a dívida, como as Atas de Assembleia que aprovaram as taxas, os boletos ou demonstrativos de débito e as notificações de cobrança enviadas ao condômino devedor. Com esses documentos em mãos, o condomínio pode contratar um advogado especializado para representá-lo nestes processos.

Portanto, a ação de cobrança de taxas de condomínio proposta na justiça é um instrumento legal que permite ao Condomínio buscar a regularização dos débitos pendentes. É uma ferramenta importante para garantir a saúde financeira do Edifício e manter a harmonia entre os moradores, buscando sempre o equilíbrio entre os direitos e as obrigações de cada um

Alberto de Barros Lima Filho
OAB/PE nº 38.638

Alberto de Barros Lima Filho é advogado especializado na área de defesa do consumidor, com mais de 8 anos de experiência em sua profissão. Ele possui uma formação em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, pós-graduação em Direito Judiciário e Magistratura do Trabalho pela Escola Superior da Magistratura do Trabalho da 6ª Região.

Ao longo de sua carreira, Alberto tem se destacado na defesa dos direitos dos clientes contra as práticas abusivas das prestadoras de serviço. Ele se especializou em Direito do Consumidor pela Escola Superior de Advocacia de Pernambuco e atualmente é o Diretor da área de Direito do Consumidor do De Barros Lima Advogados Associados.

Clique no botão abaixo e Saiba mais.